Site icon Barriga Verde Notícias

Chapecoense figura entre os times com maior presença digital no Brasil

Foto: Marcio Cunha/ACF

Campeonatos estaduais impulsionam crescimento digital dos clubes brasileiros:

Flamengo mantém liderança de crescimento e ultrapassa os 40 milhões de inscrições;
São Paulo – título paulista motiva crescimento histórico e alcança 17 milhões de inscritos;
Corinthians concentra resultados no Instagram e TikTok e obtém terceiro maior crescimento;
Palmeiras tem quarto melhor desempenho em maio e chega a 1 milhão de inscritos no TikTok;
Grêmio entre os 5 clubes com maiores crescimentos em maio com foco em seu Instagram;
Cuiabá e Red Bull Bragantino avançam posições no Ranking Digital.

Na edição de junho do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o crescimento de 2,2 milhões de novos inscritos nas plataformas digitais dos 50 clubes monitorados, com destaque para: Flamengo, São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Grêmio. Juntos, os cinco clubes foram responsáveis por cerca de 1,4 milhão de inscrições, ou 62% do total entre todos os clubes no período.

O Flamengo, campeão carioca de 2021, figura na liderança no crescimento mensal. No último mês, o rubro-negro obteve desempenho similar a abril, próximo de 510 mil novas inscrições em seus canais oficiais. 38% do desempenho flamenguista no último mês foi proveniente de sua base de seguidores no Instagram. Com o resultado, o clube atingiu os 40 milhões de inscritos no combinado de todos os seus perfis sociais, feito inédito para clubes de futebol da América do Sul. O clube também liderou o crescimento mensal em quatro das cinco plataformas no último mês.

O São Paulo, motivado pelo título paulista de 2021, novamente figura na segunda posição no crescimento mensal ao somar 344 mil novas inscrições e ultrapassou a marca de 17 milhões de inscrições no combinado de suas redes. O resultado de maio é o segundo maior de toda a série histórica (desde julho de 2016) do clube, muito próximo de agosto de 2019, mês da apresentação de Daniel Alves, que na época somou 349 mil novos inscritos. O desempenho tricolor foi obtido principalmente em suas contas oficiais no TikTok (15% de participação), Instagram (15%) e YouTube (50%). Nesta última, inclusive, liderou o crescimento mensal de inscrições da “SPFCTV”, seu canal oficial no YouTube, entre todos os 50 clubes brasileiros analisados no estudo.

O Corinthians completa o pódio com os três maiores crescimentos em volume absoluto de novas inscrições no mês de maio, ao somar mais de 270 mil novas inscrições no combinado de suas contas. O desempenho corintiano foi focado em seus perfis oficiais no TikTok (37% de participação) e no Instagram (37%).

O Palmeiras somou 121 mil inscritos no combinado de suas redes. O crescimento alviverde foi concentrado em seu perfil oficial no Instagram, responsável por 41% de seu resultado em maio. O clube ainda ultrapassou a marca de 1 milhão de seguidores em seu perfil no TikTok e, se torna a terceira conta entre times de futebol no país com mais de 1 milhão de seguidores nesta plataforma.

O Grêmio, também campeão de seu campeonato estadual, fecha o grupo dos cinco maiores crescimentos absolutos do mês ao somar mais de 116 mil novas inscrições. Atualmente, cerca de 50% do crescimento gremista é proveniente de seu perfil oficial no Instagram. Já o Vasco se destaca ao bater a marca de 1 milhão de inscritos na Vasco TV, em seu canal oficial no YouTube.

O Cuiabá segue desenvolvendo seu alcance digital. Assim como nas duas últimas divulgações, o clube saltou três posições ao registrar crescimento de sua base em mais de 9% no último mês, a maior variação de crescimento entre todos os clubes analisados e chega a 43ª colocação. O Red Bull Bragantino também avançou uma posição e figura atualmente em 28º no ranking geral.

Veja abaixo o levantamento completo:

Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros

O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do país.


Fonte: IBOPE Repucom