Depois de passar fevereiro e março com UTIs lotadas e transferindo pacientes para outras regiões e outros estados, neste mês Chapecó zerou a fila de UTIs e já está recebendo pacientes de outras regiões do Estado.
Somente neste mês foram 16 transferências, segundo informações repassadas pela Macrorregional de Saúde para a Secretaria de Saúde de Chapecó, e também pelo Hospital Regional do Oeste. Foram quatro pacientes transferidos de Joaçaba, quatro de Fraiburgo, quatro de Campos Novos, um de Caçador e um de Irienópolis.
Nesta quarta-feira (14), o Hospital Regional do Oeste estava com 92 dos 103 leitos de UTI ocupados, o que representa 89% do total. Metade dos pacientes são de Chapecó e, metade de outros municípios.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que a união de esforços entre a Administração Municipal, Governos Estadual e Federal, entidades empresariais, sociedade civil e comunidade em geral, permitiu a redução do contágio de 5,5 mil casos ativos para menos de 500 nos últimos dias, zerar a ocupação dos 95 leitos do Centro Avançado de Atendimento Covid, zerar a fila de espera por leitos e agora receber pacientes de outras regiões.
“Estamos muito felizes em poder retribuir a solidariedades que outras cidades tiveram conosco num momento de crise, recebendo nossos pacientes enquanto trabalhávamos para aumentar os leitos hospitalares”, disse João Rodrigues.
Além disso a Administração Municipal emprestou equipamentos do Centro Avançado de Atendimento Covid, como 40 camas, 40 bombas de infusão, 40 suportes de soro, 20 respiradores e 20 monitores, para a Secretaria de Estado da Saúde atender outros municípios catarinenses.
Informações de Prefeitura Municipal de Chapecó