Site icon Barriga Verde Notícias

Chapecó lança campanha contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

(Foto: Reprodução/Pexels)

A Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Assistência Social, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), INOVAMENTE lança a campanha alusiva ao dia 18 de maio, Dia Nacional e Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no ano de 2021.

A pandemia do novo Coronavírus e o distanciamento social, como principal medida de enfrentamento da doença, tem ocupado a centralidade das ações de governos, empresas, meios de comunicação e de toda a sociedade. O foco é imprescindível diante da gravidade do tema. No entanto, é necessário pensar em estratégias de ação para outros problemas que não deixaram de existir neste período. Pelo contrário, agravaram-se.

Dentre eles, o risco de aumento dos casos de violência doméstica, psicológica e sexual contra crianças e adolescentes. Sobretudo, porque perdem a sua maior rede de apoio fora da família, ou seja, a escola. Ou porque passam a conviver ainda mais com seus violadores. Neste sentido, de acordo com o princípio da prioridade absoluta trazido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, é necessário unir esforços para prevenir tais violações de direitos. Bem como denunciar, acolher, encaminhar e atender aquelas que já ocorreram.

A Programação referente à data tem como objetivo erradicar os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, sensibilizando a população para que se possa identificar os casos e denunciar os agressores, mesmo em tempos de pandemia do novo Coronavírus.

Os eventos reunirão profissionais das redes de Proteção Social Básica e Especial, Assistência Social, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), INOVAMENTE além de servidores do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), agora em tempos de pandemia, por meios virtuais e tecnológicos.

A programação será desenvolvida durante a semana de 17 a 21 de Maio com ações virtuais de modalidade online e as ações presenciais e coletivas ocorrerão com os devidos cuidados, seguindo todas as normas e protocolos de segurança, como numero de pessoas, distanciamento, aferição de temperatura e uso dos demais Epis. Contudo também iremos explorar como via de divulgação os meios de comunicação da prefeitura municipal de Chapecó, como o (facebook e instagram) e o site oficial.

Nesse período, as temáticas serão abordadas através de atividades como: divulgação de vídeos preventivos e educativos sobre o tema e rodas de conversa com participação de profissionais do CREAS, conselheiros tutelares, adolescentes INOVAMENTE e programas de radio em alusão à temática.

O foco da Campanha é sensibilizar a população, de modo a fazer com que a informação chegue mais próximo do seu público alvo como as crianças, os adolescentes, suas famílias e sociedade civil em geral, contribuindo para minimizar e/ou extinguir tais violações de direitos em nosso município.


Fonte: Prefeitura de Chapecó