Site icon Barriga Verde Notícias

Chapecó celebra um ano do início da vacinação contra a Covid-19

Foto: Fernando Bortoluzzi

Esta quarta-feira (19) marca um ano do dia em que as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegaram e foram aplicadas na população de Chapecó. Um ano depois, são mais de 407.991 doses aplicadas, entre primeira, segunda, dose única e de reforço, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta manhã.

177.667 pessoas estão com a segunda aplicação em dia, o que corresponde a 78% da população, e 38.550 finalizaram a imunização com a dose de reforço, 16,9% da população estimada de Chapecó.

As vacinas ajudaram a conter a gravidade dos sintomas e o nível de internação por Covid-19. Neste mesmo dia, Chapecó registra 394 novos casos de coronavírus e volta a ultrapassar os 3,1 mil casos ativos da doença. Entretanto, somente 23 pessoas estão internadas: nove em leitos de enfermaria, 14 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nenhum em outros setores.

Há um ano, quando ainda não havia vacinados, o boletim epidemiológico informava que 681 casos de Covid-19 estavam ativos e 74 pessoas estavam internadas: 35 em leitos de enfermaria e 39 em UTI.

Em 2021, por volta das 11h30 deste dia, chegava ao Aeroporto Serafin Enoss Bertaso uma aeronave Arcanjo do Corpo de Bombeiros transportando 3.367 doses da vacina CoronaVac. Na ocasião, esteve presente o Secretário da Saúde Luiz Carlos Balsan, que acompanhou o recebimento das vacinas.

Na primeira fase, a macrorregião de Chapecó recebeu pouco mais de 5 mil doses da vacina, sendo 1,1 mil destas destinadas à população indígena e aproximadamente 2 mil doses aos profissionais da saúde. Conforme a ordem de prioridade definida no Plano Nacional de Imunização, os primeiros a serem vacinados foram os profissionais da saúde que estiveram na linha de frente no combate ao coronavírus, seguidos dos profissionais da saúde em geral.

Confira o registro do momento da chegada das primeiras doses:

Na tarde do mesmo dia, Chapecó deu início oficialmente ao processo de imunização contra a Covid-19 com um ato realizado no auditório da Prefeitura Municipal em que as três primeiras pessoas foram vacinadas: o vice-cacique da Aldeia Kondá, Samuel Raféj Candido; a auxiliar de enfermagem no Hospital Regional do Oeste, Júlia Copett; e por fim a servidora pública que trabalha no Ambulatório da Efapi, Débora Almeida.

A vacina CoronaVac utilizada nas primeiras aplicações, assim como a AstraZeneca e da Pfizer, deve ser aplicada em duas doses para garantia da imunização. Na época, a quantidade de vacinas recebidas atenderam somente a primeira dose da vacinação.

Confira um resumo do evento de inauguração da imunização contra a Covid-19 em Chapecó:

Essa primeira fase da imunização compreendeu a vacinação de cerca de 16 mil pessoas.  Além dos profissionais da saúde e indígenas, ela abrangeu o atendimento a idosos com mais de 75 anos, ou com mais de 60 em instituições de longa permanência.

A vacinação do público em geral abaixo dos 60 anos, sem prioridade por comorbidades ou ocupação, teve início em 4 de junho de 2021. Neste momento, 60.450 pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina, e 23.530 a segunda dose: 26,5% e 10,3% da população respectivamente.

Vacina para crianças de 5 a 11 anos

Um dia antes de Chapecó comemorar um ano do início da imunização contra a Covid-19, o município deu início à vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Na manhã desta quarta-feira, a equipe de Vigilância Epidemiológica baixou a idade da primeira dose para 5 anos. Com isto, é contemplado todo o grupo infantil autorizado pela Anvisa.

O agendamento se dará de forma gradual, com locais, datas e horários novos sendo anunciados assim que o anterior se esgotar. Os mesmos estarão disponíveis na Plataforma da Vacina.

Após a abertura deste grupo, não existirá mais agendamento específico para crianças com comorbidades ou deficiências físicas. Estas podem agendar normalmente neste mesmo grupo geral.

O agendamento deve ser feito através do Portal da Prefeitura.