Site icon Barriga Verde Notícias

Bolsonaro em Chapecó: Confira como foi a visita do presidente à cidade

Foto: Fernando Bortoluzzi - Barriga Verde Notícias

Na manhã desta quarta-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro desembarcou em Chapecó para uma agenda rápida no Centro de Eventos. Na pauta, elogios à forma como o município lidou com a pandemia do coronavírus.

​> Clique aqui e receba as principais notícias de Chapecó no WhatsApp​

O presidente chegou ao Aeroporto Serafin Enoss Bertaso por volta das 9h. Na chegada foi recepcionado por apoiadores sob gritos de “mito”, ele se aproximou do grupo. Todos usavam máscara, porém o distanciamento social não foi respeitado pelo público ao tentar chegar até o presidente.

veja o vídeo:

Além de Bolsonaro, o ministro da saúde Marcelo Queiroga, a secretária de Estada da saúde de SC Carmen Zanotto e o senador Jorginho Mello (PL) também estão na comitiva, que foi recebida pela governadora em exercício de SC, Daniela Reinehr.

O evento começou às 10h no Centro de Eventos da cidade. O primeiro a falar foi o prefeito João Rodrigues, em seu discurso detalhou o trabalho da prefeitura de Chapecó no combate à pandemia. Defendeu o tratamento imediato dos pacientes com a doença e a liberdade dos profissionais da saúde em prescrever medicamentos.

Além disso, João Rodrigues falou que empresários da cidade injetaram 1 bilhão de reais à economia chapecoense, para momentos de crise. “Isso só foi possível porque nós permitimos que tudo funcionasse, a agroindústria e a indústria trabalhasse” completou o prefeito.

Marcelo Queiroga disse que em Chapecó tivemos o exemplo de que é possível unir a autonomia do médico com a recuperação dos nossos pacientes, cumprimentou em nome do ministério da Saúde, o prefeito e a governadora pelo trabalho realizado até o momento. O ministro da saúde pontuou sobre a importância de manter as medidas de combate ao coronavírus.

Daniela Reinehr também se pronunciou e agradeceu o apoio do governo federal. A governadora também cumprimentou e agradeceu aos profissionais da saúde pelo trabalho realizado. Ela recordou de quando Chapecó estava no colapso da saúde e disse que “agora temos um pouco mais de tranquilidade, satisfação e contentamento por estarmos evoluindo no combate”. Daniela se solidarizou com as famílias das vítimas que perderam entes e elogiou o trabalho de liderança do prefeito da cidade.

O presidente Jair Bolsonaro iniciou seu discurso com a frase “Liberdade acima de tudo” e defendeu durante sua fala o tratamento preventivo e que os médicos pudessem ministrar os medicamentos antecipadamente, não somente em estado grave, como defendia o Ministro da Saúde na época. Bolsonaro continuou contando que foi acometido pela doença, tomou o medicamento “que todos sabem qual foi” como ele disse, e no outro dia estava bem.

Bolsonaro também afirmou que é o único líder mundial que apanha isoladamente por não pensar igual o restante. “O nosso inimigo é o vírus, não o presidente, a governadora ou o prefeito”, completou o presidente. Ele falou ainda sobre a briga não ser com a imprensa brasileira, porém quer que a mídia divulgue cada vez mais a “verdade dos fatos”. Isso quando o assunto foi a imprensa participar ou não do evento de hoje.

> Centro Avançado de Atendimento Covid-19 zera casos em Chapecó 

Para defender seu posicionamento, o Presidente deu exemplos sobre o tratamento no passado para lepra e HIV, que foram utilizados medicamentos que são os coquetéis utilizados atualmente.

Mais uma vez defendeu a liberdade para o médico, ressaltou que é contra a ‘política do fique em casa e lockdown’ e que não é a favor de auxílios, porém não quer ver o país empobrecer ainda mais. O presidente finalizou falando que está se ‘lixando’ para 2022 e que não vai ter lockdown nacional para agradar ou pensando na próxima eleição.

Na madrugada desta quarta-feira (7), o local foi pichado com palavras como “João e Bolsonaro” “genocida + vacinas – cloroquina”. Funcionários da prefeitura fizeram a pintura das paredes ainda nesta manhã. A administração municipal ainda avalia se vai registrar um Boletim de Ocorrência.

 

Confira a coletiva completa: https://www.facebook.com/watch/?v=560581112005236