Site icon Barriga Verde Notícias

Bolsonaro diz que deve buscar no Congresso ‘sistema eleitoral confiável’ para 2022

Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lidera a corrida eleitoral para a Presidência em 2022 em três cenários com cerca de 30% da preferência do eleitorado (Foto: José Cruz / Agência Brasil / Divulgação / CP)


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou na quinta-feira (5) que pretende no ano que vem apoiar projetos no Congresso com o objetivo de ter um “sistema eleitoral confiável” em 2022 e defendeu o voto impresso.

As declarações de Bolsonaro ocorreram em meio às eleições presidenciais nos EUA e a dez dias das eleições municipais brasileiras. Além do mais, o presidente deve concorrer à reeleição em 2022.

— Temos sim, já está bastante avançado o estudo. A gente espera ano que vem entrar, mergulhar na Câmara e no Senado, para que a gente possa realmente ter um sistema eleitoral confiável em 22 — declarou Bolsonaro, durante uma live transmitida nas redes sociais.

Ele disse ainda que uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê que o voto eletrônico seja impresso e depositado em outra urna pode ser apoiado pelo governo.

— Tem uma PEC da [deputada] Bia Kicis (PSL-DF) que pode ser aproveitada nisso aí, voltando o voto impresso. Que é a maneira que você tem de auditar e contar os votos de verdade aqui — afirmou o presidente.

O mandatário fez referência ao que “acontece em outros países” e que quer “buscar um sistema que seja confiável por ocasião das eleições”. Bolsonaro não mencionou a qual país se referia.

Fonte: NSC Total