Site icon Barriga Verde Notícias

Aproveite os dias em casa para cuidar da pele

As mudanças na rotina por conta da quarentena não podem ser desculpa para deixarmos de lado os cuidados com a pele. Inclusive, podemos fazer do tempo em casa um aliado no skincare.

Além da beleza, a higiene do rosto e das mãos é um fator importante na prevenção do coronavírus. Junto com a dermatologista Cristina Bergamaschi, separamos algumas dicas para manter a saúde da pele em dia – mesmo em casa. Confere:

Pegue sol – mesmo que na janela

Para mantermos os níveis de vitamina D, normalmente são necessários de 15 a 20 minutos de exposição ao sol sem filtro solar por três vezes na semana. Adapte a solução na quarentena: vá na janela ou sacada e exponha uma parte do corpo no sol no período indicado. Cristina lembra que para as pessoas com deficiência de vitamina D, a exposição solar não é o bastante, sendo necessária a reposição via oral desta vitamina.

Continue usando filtro solar

Mesmo dentro de casa somos atingidos pela radiação, por isso a importância do uso de filtro solar. Principalmente pessoas que estão realizando tratamento para manchas ou com tendência a ter câncer de pele não podem descuidar deste aspecto.

Tenha uma rotina de tratamento

A rotina correta de tratamento consiste em higienização, tonificação, creme de tratamento ou hidratação seguido por filtro solar. O ideal é que seja feita duas vezes ao dia: pela manhã ao acordar e à noite. Utilize sempre produtos adequados ao seu tipo de pele.

Não descuide da hidratação

Com os cuidados de higiene redobrados, lavamos as mãos várias vezes ao dia e utilizamos álcool gel. Em alguns casos, isso pode levar a dermatites irritativas, então é aconselhável a hidratação após realizar o processo de higienização. Importante: entre lavagem com água e sabão e uso de álcool gel, opte sempre que possível pela primeira opção.

Prefira produtos neutros

Opte por sabonetes neutros e sem perfume e evite os sabonetes antissépticos. Eles não destroem todos os microorganismos e podem levar a outros problemas, como alteração da nossa flora microbiana normal e resistência bacteriana. Mesmo o álcool gel deve ser incolor a sem adição de fragrância.

Tome água

O ideal é ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Além de ser importante para o funcionamento das nossas funções vitais, também ajuda a manter hidratação e turgor da pele.

Cuide da alimentação

Mantenha uma alimentação equilibrada e rica em antioxidantes. Eles reduzem o processo de envelhecimento, além de melhorar a imunidade. A ingestão de alimentos que elevam muito o nível glicêmico podem levar a piora da pele, com eventual surgimento de acne.

Aposte nas máscaras caseiras

Com mais tempo para nos dedicarmos aos cuidados, pode-se realizar a aplicação de uma máscara pelo menos uma vez na semana. Cristina nos indicou duas receitas fáceis e com ingredientes acessíveis para diferentes tipos de pele:

Pele oleosa:  1 colher de mel e 1 colher de café em pó. Misturar tudo até formar uma pasta e aplicar no rosto em movimentos circulares. Deixar a mistura por 10 minutos e depois remover com água fria.

Pele seca: 1 colher de sopa de aloe vera, 1 colher de sopa de creme de leite fresco, 1 colher de chá de óleo de vitamina E. Misturar todos os ingredientes e aplicar no rosto deixando agir por 15 minutos, depois remover com água fria.

 

Fonte: Correio do Povo