A vacinação em uma policlínica municipal de São Francisco do Sul causou aglomeração e filas na manhã deste domingo (21), principalmente com pessoas idosas. Elas estavam no local, uma unidade de saúde do bairro Rocio Grande, para receberem a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Além disso, muitos idosos foram ao local e não puderam receber a vacina porque as senhas haviam esgotado.
A situação foi registrada por uma moradora que foi à policlínica para acompanhar a mãe. Ela contou que o agendamento havia sido feito para segunda-feira, mas um representante da Prefeitura de São Francisco do Sul entrou em contato para informar que a idosa poderia antecipar o dia da imunização.
No entanto, ao chegar ao local, ela viu a aglomeração. Deixou a mãe no carro e, ao verificar com os funcionários da Secretaria de Saúde do local, descobriu que haviam sido distribuídas 200 senhas e que não havia mais vagas. Após receber esta informação, ela realizou um vídeo ao vivo nas redes sociais para mostrar a situação.
A Prefeitura de São Francisco do Sul divulgou uma nota pedindo desculpas pela falha na ação. A nota explica que a entrega das doses pelo Governo do Estado ocorreu apenas na sexta-feira (19) e que, por isso, não houve tempo hábil para realizar a imunização por agendamento no município. A Secretaria de Saúde recebeu 385 doses para complementar o atendimento dos idosos com idades entre 75 e 79 anos, ação que ocorreu no sábado.
Nesta data, eram esperados 300 idosos e compareceram apenas 170. Por isso, a prefeitura divulgou que havia mais vagas no domingo, quando foi iniciada a vacinação de pessoas com idade entre 70 e 74 anos. Para este grupo, foram enviadas 200 doses.
Com o intuito de seguirmos o que foi preconizado pelo governo estadual, e na esperança de levar a vacina ao maior número de pessoas, ocorreram falhas na ação de imunização neste domingo, que não voltarão a se repetir, tendo em vista que ontem não houve a procura esperada pela vacina. Não contávamos por uma procura espontânea tão grande por imunização. Lamentamos a aglomeração gerada, proporcionando o distanciamento inadequado tão preconizado por nós, além do pequeno número de vacinas disponíveis, informa a nota.
Fonte: NSC Total